quinta-feira, 18 de julho de 2019

50 anos do primeiro Homem na Lua

Curiosidades
Por Fabio Alves



Esse ano, mais precisamente em 20 de julho de 2019 fará 50 anos que o homem pisou na lua pela primeira vez. O astronauta americano Neil Armstrong e sua equipe concretizou um dos maiores sonhos da humanidade. 



A preparação 

Desde o final da segunda guerra mundial cogitava-se o projeto de ida a lua. Com o início da guerra fria entre os EUA e União Soviética os embates se acirraram e a corrida espacial foi mais uma das disputas. Principalmente por ter sido os soviéticos a terem colocado o primeiro humano em órbita da terra. O presidente americano John Kennedy em seu emblemático discurso de 1961 diante do congresso americano, estabeleceu a alunissagem como meta até o final daquela década.




Foram várias missões de preparação até a Apollo 11 fazer o espantoso pouso na Lua. Uma preparação minuciosa para um feito realizado pelo experiente piloto Neil Armstrong e seu companheiro Edwin Aldrin ambos com 38 anos. Michael Collins, o terceiro homem da tripulação, acompanhou tudo de seu módulo a 96 Km de altura. 






O pouso histórico 



Em torno de 850 jornalistas de 50 países registraram o acontecimento. Cerca de um bilhão de pessoas assistiram pela Tv quando Armstrong deu seu primeiro passo na lua. ‘As 23h e 56min do dia 20 de julho de 1969, Neil Armstrong, recuperado de um escorregão ao sair do módulo pousado, ergueu seu pé esquerdo e marcou o solo lunar no Mar da Tranquilidade, planície escolhida para alunissagem. 









A famosa frase ecoou pelo mundo: “Este é um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a Humanidade”. Vinte minutos depois Aldrin se uniu a ele, espantado com a baixa gravidade e facilidade de movimentação. 








Os dois astronautas ficaram 2h e 10min no Mar da Tranquilidade. Após estearem a bandeira americana e fazerem um novo discurso afirmando representar toda a humanidade, receberam os cumprimentos do presidente Nixon e colheram 27 kg de pedras e pó. E instalaram um sismógrafo, um refletor de raios laser, uma antena de comunicação, um painel de estudo solares e uma câmera de TV. Após o módulo Eagle se acoplar com sucesso ao de Michael Collins em órbita, retornaram a terra chegando em 24 de julho de 1969 mergulhando nas águas do Pacífico Sul, perto da Polinésia, concretizando uma das maiores aventuras e fantasias da humanidade. 




O legado 

Passados 50 anos hoje é admirável a proeza técnica que conseguiram com os recursos da época. Desde a capacidade de cálculos físicos, desenvolvimento de uma engenharia aeroespacial e perícia humana dos pilotos, tudo se intercalou com maestria para a conquista. Não quero entrar em detalhes técnicos pois há inúmeros documentários detalhando as etapas do projeto, mas cabe ressaltar que foi uma missão tão arriscada e dramática que por alguns segundos o combustível não seria suficiente para a alunissagem, por exemplo.






Independente das inúmeras teorias de conspiração contestando a ida do homem a lua, e algumas até muito intrigantes, foi um feito extraordinário para humanidade não apenas cientificamente mas um exemplo de superação e determinação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário