sábado, 9 de julho de 2016

A Vida fora da Terra

Curiosidades Astronomia
Por Fábio Alves


A vida fora da Terra sempre foi uma busca incessante da humanidade quando começou a estudar e explorar o cosmo. Desde séculos atras quando grandes cientistas apontaram seus rudimentares e primordiais telescópios para o céu, sempre se indagaram se algum tipo orgânico de vida poderia existir fora de nosso planeta. Com todos nossos problemas mundiais persistentes que envolvem política, conflitos sociais, meio ambiente, doenças, intolerâncias em geral, entre outros, agências espaciais americanas, europeias e mais recente chinesas, ainda olham para o céu com curiosidade, tentando levar a ciência a dar mais um passo. Explorando cada vez mais esse imenso universo com a descoberta de novas estrelas e seus inúmeros exoplanetas orbitando-as, fica claro que se há algo aí fora logo será descoberto.





Segundo Ellen Stofan, cientista chefe da Nasa em entrevista de 2015, declarou que teremos registro de alguma atividade alienígena em outros planetas até 2025. A partir do momento que a própria Nasa admite essa possibilidade o que se admira é que deles mesmos, os cientistas, sempre partiu o ceticismo. Desde quando Carl Sagan exigiu em seu brilhante trabalho "Cosmos" nos anos 80, que para um fato tão extraordinário que seria a descoberta de vida fora da terra deveriam haver provas também extraordinárias. Portanto que parta deles mesmos essas provas e nos apresentem. 





Deixando de lado as teorias e conspirações, quando sondas cada vez mais modernas chegam em Marte ou a recente chegada em Júpiter (sonda Juno) o que se espera são respostas claras de descobertas, independente das consequências religiosas ou filosóficas que possam criar. Esperar que a humanidade entre em seu ponto de equilíbrio social, filosófico ou religioso talvez nunca aconteça. 








Conforme a Nasa já divulgou, eles já sabem onde procurar e como procurar vida. E a tecnologia esta quase pronta para isso. Mas não acredito que dará de cara com greys ou qualquer espécie inteligente. Já foi detectada grande quantidade de água até mesmo em nosso Sistema Solar, por exemplo em luas de Júpiter como Europa e Ganimedes, ou Saturno com Enceladus. 







É bem provável que haja vida nesse lugares de forma rudimentar como micro organismos, algas ou algo semelhante. Mas já é consenso entre os cientistas que a vida pode ter evoluído totalmente diferente de como a conhecemos em outros planetas. E o telescópio James Webb, a ser lançado em 2018 pode nos dar essa resposta pois será inúmeras vezes mais potente que o Hubble a ponto de detectar gases atmosféricos de planetas em volta de outras estrelas procurando sinais de vida.






A médio prazo o que se espera é uma missão importantíssima para a lua Europa, em 2022, em que há grandes pistas de vida em decorrência de seu enorme oceano subterrâneo e a já famosa missão tripulada para Marte prevista para 2030, em que expedições arqueológicas a serem realizadas por astronautas possam comprovar que já houve vida no planeta vermelho.


Grandes expectativas para o futuro. A humanidade só precisa manter a mente aberta.
Até a próxima!!






          

Um comentário: