terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Lua - Sua História e Explorações

Curiosidades
Por Fábio Alves



Nossa lua terrestre sempre nos cativou desde tempos remotos. Desde sua composição geológica até as especulações sobre possíveis estruturas, ela nos trouxe um misto de mistério e descoberta.



A Lua é o único satélite natural da Terra e o quinto maior do Sistema Solar. Sendo o maior satélite natural de um planeta no sistema solar em relação ao tamanho do seu corpo primário, tem 27% do diâmetro e 60% da densidade da Terra. Estima-se que a formação da Lua tenha ocorrido há cerca de 4,5 bilhões de anos, pouco tempo após a formação da Terra. A explicação mais coerente sobre a formação da Lua é de que tenha sido formada a partir dos detritos de um impacto de proporções gigantescas entre a Terra e um outro enorme corpo maciço.






A Lua encontra-se em rotação sincronizada com a Terra, mostrando sempre a mesma face visível, marcada por mares vulcânicos escuros entre montanhas cristalinas e proeminentes crateras. É o astro mais brilhante no céu depois do Sol, embora a sua superfície seja na realidade escura. A sua proeminência no céu e o seu ciclo regular de fases sempre fizeram da Lua uma importante referência linguística, em calendários, na arte e na mitologia. A influência da gravidade da Lua impacta as marés oceânicas e ao aumento do dia sideral da Terra. A sua atual distância orbital, cerca de trinta vezes o diâmetro da Terra, faz com que no céu o satélite pareça ter o mesmo tamanho do Sol, permitindo-lhe cobri-lo por completo durante um eclipse solar total.




A Lua é o único corpo celeste para além da Terra no qual os seres humanos já pisaram. O Programa Luna, da União Soviética, foi o primeiro a atingir a Lua com sondas não tripuladas em 1959. O Programa Apollo, do governo dos Estados Unidos, permitiu a realização das únicas missões tripuladas até hoje ao satélite, desde a primeira viagem tripulada em 1968 pela Apollo 8, até seis alunagens tripuladas entre 1969 e 1972. Estas missões recolheram mais de 380 kg de rochas lunares que têm sido usadas no estudo sobre a origem, história geológica e estrutura interna da Lua. 



Após a missão Apollo 17, em 1972, a Lua foi visitada apenas por naves espaciais não tripuladas. Desde 2004, Japão, China, Índia, Estados Unidos e a Agência Espacial Europeia enviaram sondas espaciais ao satélite natural. Estas sondas têm contribuído para confirmar a descoberta de água gelada em crateras lunares permanentemente escuras nos pólos e vinculada ao regolito lunar. Missões tripuladas futuras para a Lua ja estão planejadas, através de esforços de governos e do financiamento privado. A Lua permanece, conforme acordado no Tratado do Espaço Exterior, livre para todas as nações que queiram explorar o satélite para fins pacíficos.




Há inúmeras teorias conspiratórias de que o homem nunca pisou na Lua e que tudo não passou de um orquestramento para os EUA ganharem a corrida espacial com a URSS. Mas com todos os detalhes que temos hoje percebe-se que foi a maior aventura e ousadia humana diante das limitaçoes tecnológicas dos anos 60. 







Recentemente em 02 de janeiro de 2019 a China conseguiu pousar com sucesso na face oculta da lua com sua moderna sonda Chang'e 4, fazendo história e abrindo as portas para as novas viagens (inclusive tripuladas) para os próximos anos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário