sábado, 8 de dezembro de 2018

Sondas em Marte - InSight e outras

Curiosidades
Por Fábio Alves



Quando a NASA projetou a sonda InSight ela sempre teve como objetivo explorar o interior de Marte. Assim, com o sucesso de seu pouso depois de uma longa viagem de sete meses, logo se iniciará uma série de pesquisas buscando entender o interior de seu solo. Isso porque a sonda levou uma série de equipamentos que irão analisar a constituição geológica de Marte, assim como tamanho e composição de seu núcleo e alguns eventos de seu passado mais remoto.

Mas o que se espera para o futuro com essas missões? O que ainda está previsto não só para marte mas para outros astros? O futuro parece promissor mesmo sem astronautas a bordo.



Essa semana a sonda InSight captou pela primeira vez sons da atmosfera de Marte além de trazer novas e deslumbrantes imagens. A InSight não tem capacidade de detectar vida no planeta. Mas será uma preparação para futuras sondas. Uma nova missão da agência americana para 2020 irá coletar rochas para análise buscando evidências de alguma vida passada em Marte. E já avisou que a Lua será a próxima meta a ser visitada por astronautas para logo após finalmente pisar em Marte.




E correndo por fora com novas sondas está a China, que lançou a Chang'e-4 na sexta-feira dia 7 de dezembro para estudar o outro lado da Lua. Seu objetivo é estudar segredos do satélite natural da Terra e espera ser a primeira a concretizar essa tarefa. O pouso da sonda na Lua está programado para o início de 2019. Segundo os cientistas, o novo aparelho supera bastante seus antecessores para poder lidar melhor com as novas tarefas científicas, contando com um módulo de pouso com uma estação fixa e um veículo de exploração espacial (rover).





Assim essa nova corrida espacial está a todo vapor e o objetivo final será a capacitação tecnológica para levar o homem a essas novas fronteiras. Mas o desafio ainda é enorme principalmente pelas grandes distâncias e fragilidade humana diante da radiação espacial e desgaste mental e físico. São dificuldades que necessitam de inovações e novas pesquisas para superá-las. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário