segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Red Dead Redemption x Grand Theft Auto

Games Análise
Por Fábio Alves



A Rockstar é hoje uma das melhores desenvolvedoras da industria de jogos. Deixando suas polêmicas a parte sobre diversos assuntos, hoje ela se divide em duas grandes franquias: Red Dead Redemption e Grand Theft Auto. Mas qual das duas é mais relevante hoje em dia? Qual vendeu mais e trouxe mais lucro? Qual teria melhor narrativa? Qual tem o melhor mundo aberto construído?



Grand Theft Auto


A famosa franquia da Rockstar nasceu pra valer mesmo em GTA III. Com seu mundo aberto inédito e totalmente 3D lançado em 2001, trouxe uma inovação e liberdade absurda para o jogador. Sua sequência Vice City voltou aos anos 80 trazendo uma trama muito criativa e divertida ao dar mais liberdade ainda. E o famoso San Andreas aumentou seu escopo em tudo, desde o tamanho explorável do jogo como opções de personalização ao jogador. 







Nas gerações mais recentes ela manteve suas boas histórias e inovações gráficas e tecnológicas com GTA IV e mais recente com o absurdo GTA V. Lançado para PS3 e Xbox 360 em 2013, remasterizado para PS4 e Xbox One em 2014 e lançado para PCS só em 2015, trouxe um fenômeno com mais inovações ao entregar 3 personagens jogáveis e uma cidade verossímel para o jogador. A série é o carro chefe da Rockstar vendendo até agora em torno de 285 milhões de unidades. 








Só GTA V bateu todos os recordes da industria vendendo até hoje mais de 100 milhões de unidades e trazendo mais de U$S 6 bilhões em vendas para seus criadores. É muita grana. Mas eis que chega um concorrente a altura....e da própria Rockstar!







Red Dead Redemption



A franquia originalmente era da Capcom sobre o nome de Gun.Smoke nos anos 80. Nos anos 2000 a Rockstar adquiriu a franquia e a expandiu sob o nome de Red Dead Revolver se tornando um jogo de tiro em terceira pessoa baseado na época dos westerns. Distribuído pela Rockstar Games e produzido pela Rockstar San Diego, foi lançado em 2004 para PlayStation 2 e Xbox.








Mas a revolução mesmo veio anos mais tarde. Lançado em 2010 para PS3 e Xbox 360 como um jogo de mundo aberto no velho oeste americano de 1911, Red Dead Redemption pegou todos de surpresa pela sua história cativante e um protagonista marcante. Mas a ambientação deixavam todos embasbacados e foi aclamado pela crítica elogiando seus visuais, música, dublagem, jogabilidade e história, sendo um sucesso comercial vendendo mais de quinze milhões de cópias mundialmente. 








Venceu vários prêmios como melhor do jogo do ano e até hoje é considerado um dos melhores jogos  já criados na história dos videogames. 










Com o recente lançamento do impressionante Red Dead Redemption II a Rockstar mais um vez se supera com novas tecnologias tanto de física aplicada como em gráficos realistas, apresentando um mundo aberto ainda mais detalhado, com uma história mais madura e com uma recriação de época incrível. Vendeu até o momento mais de 17 milhões de unidades e subindo, com um recorde de arrecadação de U$S 725 milhões em seus 3 primeiros dias. No total a franquia vendeu em torno de 32 milhões de unidades.





Conclusão



GTA ainda é o carro chefe quanto ao lucro mas a narrativa da série Red Dead acredito que supere a de GTA. E quanto ao mundo aberto o recem Red Dead Redemption II superou em muito qualquer jogo de mundo aberto já feito. Inclusive o proprio GTA V. Assim fica a grande expectativa para Grand Theft Auto VI mas só para a próxima geração depois de 2020.




Nenhum comentário:

Postar um comentário