sábado, 28 de janeiro de 2017

Os planetas mais estranhos no cosmo

Curiosidades
Por Fábio Alves





Quando os primeiros exoplanetas começaram a ser descobertos na metade dos anos 90 os astrônomos nao tinham a menor ideia de que tipos de sistemas e astros iriam encontrar. Ocorre que ainda hoje utilizam a técnica de passagem de um corpo pela sua estrela e quando há a variação de luz, detectam que algo esta interferindo. E pela intensidade descobrem ser um planeta. 






Recentemente, com novas técnicas de detecção, os astrônomos já conseguem analisar o espectro de luz desses planetas e fazer uma dedução de como seriam suas características. Assim há diversas publicações onde foram apresentados diversos e estranhos planetas. Desde cobertos totalmente por água, outros extremamente frios ou quentes e até mesmo feitos de diamantes, a diversidade é inimaginável e surpreendente. A seguir listo cinco planetas mais estranhos em sua concepção, desde os mais longínquos e até os mais próximos de nosso sistema solar. 






Gigantesco - Vamos começar pelo maior planeta já detectado. Catalogado como TrES-4 é um gigante gasoso 1,7 vezes maior que Júpiter porém com baixa densidade, estando a 1400 anos luz da terra e sua órbita é de apenas 3,5 dias. Gigantesco planeta, tecnicamente nem deveria existir e poderia ter se tornado uma estrela se tivesse mais massa. É atualmente o maior exoplaneta conhecido no universo observável.








Inferno estelar - Wasp-12 b é o planeta gasoso mais quente ja descoberto. Sua temperatura chegar a 2200 graus celsius e esta muitíssimo perto de sua estrela, cerca de 3400 km, completando sua orbita em apenas um dia terrestre. Com 1,5 da massa de Júpiter , tem quase o dobro de seu tamanho e está a 870 anos luz daqui. Recentemente foi detectado que esta sendo consumido pela sua estrela. 










Planeta água - O Gliese 1214 b é um planeta rochoso e oceânico na qual sua superfície pode ser quase toda coberta de água (75% água/25% rocha). E o mais surpreendente é que é a única super terra conhecida que tem uma atmosfera detectada. Tendo quase três vezes o tamanho da Terra, com 6,5 vezes mais massa, tem um núcleo sólido e esta a 40 anos luz de nós. 






Diamantes – O planeta PSR J1719-1438 b estranhamente orbita o pulsar de mesmo nome a 4000 anos luz da terra. Com uma massa equivalente a de Júpiter porém 20 vezes mais denso, foi formado por restos de uma estrela sendo constituido primariamente de carbono e oxigênio. Sua pressão é tão grande que astrônomos deduzem ser uma anã branca de baixa densidade e assim ser um enorme diamante no espaço. 










Congelador espacial - Tendo -220 graus Celsius em sua superfície, o planeta OGLE-2005-BLG-390 Lb é o planeta mais frio já detectado. Com 5,5 vezes a massa da Terra, é rochoso e orbita uma estrela anã vermelha há 25.000 anos-luz de distância. Assim também é considerado o exoplaneta mais distante detectado até o momento. 







O lançamento do novo telescópio James Webb está previsto para 2018. Ele está finalizado e atualmente esta em fases de testes. Ele irá abrir um novo capítulo na astronômia pois sua capacidade de enxergar 100 vezes mais que o lendário Hubble será uma revolução ao poder observar os primórdios do universo, formação de galáxias e principalmente a atmosfera de planetas , onde teremos mais detalhes dos diversos exoplanetas já conhecidos.


Um comentário: