quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Tvs telas planas x Tvs telas curvas

Tecnologia Análise
Por Fábio Alves






As tvs inteligentes e tops de linha estão disponíveis em grande diversidade em nosso país. Desde os grandes magazines, até os sites mais simples as divulgam como um dos melhores gadgets para venda. 












Na verdade televisores sempre venderam absurdamente bem no Brasil desde a sua introdução nos anos 50, sendo uma das paixões dos brasileiros ao lado de carros e mais recentemente smartphones.







As chamadas smart tvs existem em inúmeras opções e de grandes marcas como Samsung, Lg, Sony, Toshiba etc. Essas smart tvs tela plana implantaram inovações como resoluções cada vez maiores e melhora absurda na qualidade de imagem, além de seu sistema online que trouxe Youtube e Netflix para a sala de estar. Nos anos mais recentes a Samsung e a LG lançaram uma linha de tvs com telas curvas trazendo mais novidades tecnológicas tanto em imagem como em imersão.









Comparando as duas tecnologias 

Atualmente as tvs de tela plana trazem resoluções cada vez maiores, chegando alguns modelos a 8k, além de trazer processadores que agilizam seu sistema operacional (Web OS 2.0) tanto para navegação em menus quanto para acesso a internet e seus serviços de vídeos. A tecnologia 3D, grande novidade de quase 10 anos atrás, já perdeu parte de seu interesse, não sendo mais instalado em sua maioria, ficando apenas o cinema usando a tecnologia. Mas tudo isso já atende o mais entusiasta em tecnologia. Mas como a evolução não para, surgiram as tvs com telas curvas.




Trazendo como maior novidade a imersão, essa tecnologia traz prós e contras. Citando os prós, ao seguir o formato dos olhos traz uma imersão nunca vista, melhorando o contraste e angulo de visão, distorcendo menos a imagem. O cinema utiliza essa técnica a muitos anos. Essa curvatura faz com que o telespectador assista a tv usando também sua visão periférica, evitando a distração e inserindo no campo de visão total. Esse efeito também cria uma profundidade simulando um efeito 3D, não necessitando de material 3D específico ou óculos próprios. Essas smart tvs são muito bonitas esteticamente, com um design sofisticado e futurista.









Citando os contras, toda essa imersão tem um preço: é direcionada para poucos espectadores (no máximo dois dependendo do tamanho da tv) pois exige que esteja devidamente posicionado em frente para usufruir desses recursos. Não pode receber muitos raios de luz para não distorcer a imagem, além de estar disponível apenas em tamanhos muito grandes e também muito caras.








A Samsung é a que traz a maior diversidade de tvs telas curvas no mercado, com preços que variam de R$ 2500,00 para um modelo de 32 polegadas e até R$ 8.500,00 para um modelo de 65 polegadas com 4k de resolução. Vale lembrar que recentemente no final de 2016, em sua conferência anual, a Samsung estranhamente não apresentou novidades em tvs com telas curvas, apresentando apenas tvs com telas planas com maiores resoluções e novos recursos, o que transpareceu que estaria abandonando essas opções de telas curvas tanto para tvs quanto para smartphones. Assim os interessados podem optar por uma smart tv mais imersiva (curva) ou um modelo mais tradicional (plana) que traga uma melhor abertura de imagem e resolução.


Nenhum comentário:

Postar um comentário