domingo, 16 de outubro de 2016

PS4 x PS4 Slim x PS4 Pro: Qual escolher agora?

Notícias Games
Por Fábio Alves


Essa oitava geração de games está se tornando muito diferente das anteriores. Antes quando eram lançados os consoles de mesa já havia uma intenção de mercado a longo prazo desses aparelhos visando atender o usuário comum que não é entusiasta de upgrades constantes em PCs. Assim ao comprar um console o gamer sabia que ficaria de cinco a seis anos sem precisar trocar seu aparelho.






Porém com o advento atual dos smarphones e sua constantes modificações, o mercado de jogos eletrônicos se voltaram para isso, principalmente porque achava-se que um usuário não ficaria trocando seu gadget, smartphone ou console, a cada dois ou três anos. Mas o que tem ocorrido é o inverso: o mercado mobile tem cada vez mais aumentado seus lucros com as vendas de um mesmo modelo de smartphone porém com hardware atualizado, independente da alta concorrência, e isso despertou a industria dos games.



Playstation 4 Pro
Tanto a Sony quanto a Microsoft tem seus projetos já agendados para irem ao mercado. A Microsoft esta desenvolvendo o Project Scorpio, fechada a sete chaves, e sem informações ou imagens do projeto. O Playstation 4 Pro da Sony será lançado agora em novembro de 2016. E além dele está sendo lançado uma versão Slim do PS4 convencional. Então para os Sonystas fica agora a pergunta? O que fazer com tantas opções?





Playstation 4 Slim

O PS4 Slim é nada mais do que o PS4 convencional só que menor e com visual revisado, não tendo melhorias em processamento. Haverá versões com 500 GB e 1 TB de armazenamento.  Já o PS4 Pro é uma revisão de hardware completa, objetivando melhor performance tanto em processamento quanto em resolução, trazendo os já famosos 4K e HDR. Porém no seu anúncio foi gerado um misto de novidade mas ao mesmo tempo de decepção.









O console virá com aumento da GPU que passará a correr com 4.2 Teraflops gerando assim margem para desenvolvimento de jogos que corram a 4K porém não serão nativos. Manteve os 8Gb de Ram e CPU inalteradas. E o que foi mais polêmico é que não terá drive físico para discos BluRay Ultra HD para os 4K, sendo que esse suporte ficaria a disposição da Netflix ou Youtube para vídeos por exemplo.








Então o que seria um salto tecnológico acabou virando um update de hardware. Deixando de lado a decepção de alguns entusiastas, acredito que esse update seja bem vindo para a industria de jogos visto que ela sempre procurou acompanhar os PCS mas não faziam upgrades de hardware com medo das vendas não atingirem o esperado. Agora com os lançamentos, espelhando-se no mercado mobile, esperam atender esse público que sempre exigem novidades e também o desenvolvedor.






Mas para o consumidor final acredito que a escolha seja simples. Quem já tem seu PS4 acredito que não vai se interessar pelo Pro visto que a Sony já disse que os mesmos jogos serão lançados para todos os modelos. Quem tem interesse em adquirir um PS4, vai do bolso: se puder gastar um pouco mais terá de importar o PS4 Pro a partir de novembro porque ainda não estará disponível na américa latina. E se não tiver interesse em 4K, um PS4 Slim esta de bom tamanho. E uma tendência esta surgindo: aparentemente acabou o ciclo de longo prazo dos consoles sem upgrades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário