sábado, 29 de outubro de 2016

Mafia - Análise da trilogia (Parte 1)

Games Análise
Por Fábio Alves

Mafia: The City of Lost Heaven (2002)




O primeiro Mafia, lançado para Pcs em 2002, se tornou um cult dos jogos eletrônicos. Com sua narrativa sóbria sobre a mafia dominante no anos 30 nos EUA, trouxe algo mais maduro para os games na época. Desenvolvido com uma engine própria pela Illusion Software e distribuído pela Take-Two Int., Mafia soube como nunca explorar temas como a constante guerra entre famílias rivais mafiosas, negócios duvidosos, lei seca, etc.

A história se passa na cidade fictícia de Lost Heaven nos anos 30, baseada em New York e Chicago, com um mundo aberto a ser explorado. Sua ambientação era perfeita (considerando as limitações técnicas da época) trazendo carros da época, bondinhos, ruas pavimentadas, prédios rústicos e pessoas trafegando com naturalidade. 






Naturalidade também foram as expressões faciais nas cutcenes do jogo que foram uma grande novidade para a época, usando a própria engine do jogo. A narrativa conta a história do taxista Tommy Ângelo e seu envolvimento com a mafia e sua ascensão. De cara dá pra se notar toda a influência do cinema na construção dessa narrativa, o que não invalida, visto haver grandes clássicos sobre o tema no cinema como o perfeito "O Poderoso Chefão" ou o impecável "Os Bons Companheiros". 





Trazendo missões bem variadas e divertidas, apesar de seu começo um pouco lento, vai progredindo até um ápice fabuloso e surpreendente. Sua jogabilidade, tanto a pé como dirigindo os carros, é um pouco travada mas não prejudica a progressão e os carros são lentos propositadamente pela limitação dos anos 30. Destaque para a polícia que não dá trégua, até mesmo se ultrapassar um farol vermelho ou estando em velocidade acima do permitido.  Sua trilha sonora também é impecável com temas clássicos e estilo mais cinematográfico. 






Como curiosidade, parte do elenco da série de tv "The Sopranos" (que também aborda o tema mafia) dublaram vários personagens do game. Mafia teve versões lançadas anos depois para PS2 e XBox mas foi muito criticada por não trazer o game completo, tendo cortado vários elementos pelas limitações dos consoles na época. O jogo tem média 88 no Metacritic na sua versão para PC, estando muito bem avaliado pela crítica. No total o jogo vendeu, segundo a Take-Two, dois milhões de unidades tornando-o um sucesso. 
  







Assim Mafia se tornou não apenas um clone de Grand Theft Auto (concorria com GTA Vice City na época) mas ganhou identidade própria e ótima caracterização do tema mafia italiana nos games, tornando-se um clássico. Na próxima análise (Parte 2) irei falar sobre Mafia II, lançado depois de longos oito anos de espera.









  

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