segunda-feira, 12 de setembro de 2016

PES 2017 x FIFA 17 - Análise das séries

Games Análise
Por Fábio Alves




As duas séries anuais de futebol se rivalizam a muitos anos. De um lado Pro Evolution Soccer, da Konami e do outro Fifa, da Electronic Arts. Desde os anos 90 que ambos os jogos brigam pela preferência dos gamers, sempre introduzindo algo novo a cada ano mas nem sempre atendendo as expectativas, atiçando ainda mais a rivalidade daqueles que preferem um jogo ao outro.






Voltando aos anos 90, Pro Evolution Soccer era conhecido por outro nome: International Super Star Soccer. Foram lançadas inúmeras versões para vários consoles, trazendo uma jogabilidade ágil e ótimos gráficos para época. Não se tinham licenciamentos com o nome dos jogadores e portanto as escalações das seleções, que eram os times que tinham disponíveis, eram nomes similares aos jogadores reais.




Em 1994 a Electronic Arts lançou Fifa International Soccer. Logo de cara o se destacou foi uma ambientação mais condizente com uma partida de futebol e uma jogabilidade mais cadenciada e travada. Por ser o jogo oficial da entidade máxima do futebol, trazia mais torneios e possibilidade de montagem de campeonatos personalizados.




Nos anos 2000, Winning Eleven se tornou o nome oficial da série da Konami no ocidente, e Pro Evolution Soccer ganhou esse nome na Europa. Manteve sua jogabilidade ágil e sempre trazendo novos times licenciados. Mas o que mais se destacou foi quando criaram o modo Master League, em que os gamers tinham a possibilidade de criar jogadores e times do zero e gerencia-los ao longo de vários torneios. A Electronic Arts renomeou sua série para Fifa Soccer com o ano respectivo de lançamento. E começou a trazer vários campeonatos licenciados, principalmente os europeus, desde os clubes até o jogadores. 



E assim os fãs de ambas as séries já tinham suas preferências. De um lado PES trazia uma jogabilidade sempre ágil, com uma simulação mais próxima do futebol, porém faltavam licenças mas com a Master League era possível criar seu próprio time. Fifa trouxe a autenticidade dos times reais mas com uma jogabilidade mais arcade e também incluiu um modo de gerenciamento.
  

Pro Evolution Soccer 2017
E assim da metade dos anos 2000 até agora a Konami unificou sua série em Pro Evolution Soccer com o ano vigente e a Electronic manteve o nome Fifa também com seu ano vigente. Com a geração do PS3 e XBOX 360 houve uma grande mudança em jogabilidade e simulação para o Fifa. A Electronic Arts com um desenvolvimento direcionado para simulação, criou uma nova engine para o Fifa trazendo uma ambientação e movimentação de uma partida nunca antes vista. Assim trouxe novos gamers para o seu lado, sempre priorizando uma recriação crível do futebol. Pro Evolution Soccer também evoluiu principalmente em gráficos e trazendo os sempre solicitados licenciamentos, incluindo torneios famosos como Champions League e Libertadores da América. Mas sua jogabilidade ainda esta em evolução, principalmente com a introdução de uma nova engine gráfica, estando um degrau abaixo do rival.


Fifa 17

Assim chegamos em 2016 com o novos games. Qual escolher? Pro Evolution Soccer trará o campeonato brasileiro 100% licenciado conforme contrato com a CBF. Espera-se que ao longo do ano com a mudança de jogadores os updates sejam rápidos e constantes. E Fifa trará grandes novidades com uma nova engine, a Frostbite, em que são produzidos os Battlefields, e um modo história que é inédito na série. Mas não trará todos os times nacionais.





Então cabe ao jogador decidir: se prioriza um licenciamento correto e joga o campeonato brasileiro todo ano, PES 2017 será uma escolha mais óbvia. Se prioriza mais os campeonatos europeus, Fifa 17 é o mais indicado e com o novo modo história terá um plus a mais. Porém em ambos a diversão e variedade é garantida.



           

Nenhum comentário:

Postar um comentário