sábado, 9 de novembro de 2019

Mistérios do Mundo - Hypogeum da Ilha de Malta

Curiosidades
Por Fábio Alves


Malta - Uma ilha milenar



Situada a 80 km do sul da Sicília e ao norte da Tunísia, Malta é uma das mais de 200 ilhas do Mediterrâneo. O país é um dos menores da Europa e, na verdade, é também considerado um arquipélago, pois são três as ilhas que fazem parte de Malta: Comino, Malta e Gozo. Até 1964, Malta era de domínio britânico, por isso alguns costumes ingleses ainda fazem parte da cultura do país. Um exemplo é o trânsito, que funciona em mão inglesa e a região mais preservada de Malta é o Hagar Qim, com um templo construído há cerca de 5 mil anos. Segundo estudos ela é habitada desde cerca de 5200 A. C. e foi uma área importante para uma civilização pré-histórica anterior aos fenícios, os sicilianos.



Hypogeum de Hal Saflieni

Considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, o Hypogeum de Hal Saflieni foi descoberto acidentalmente em 1902 por um trabalhador que estava construindo as fundações de algumas casas na ilha de Malta. Foram descobertas uma grande riqueza de material arqueológico, incluindo cerâmicas, ossos humanos, ornamentos, amuletos, animais esculpidos e imagens diversas. Tudo é formado por uma série de câmaras elípticas e alvéolos diversos, com acesso por variados corredores.







As paredes megalíticas são construídas de alvenaria ciclópica, formada por grandes blocos irregulares de pedra calcária sem argamassa e revestidas de pedra comum e obsidiana. O Hypogeum originalmente foi concebido como um santuário ou oráculo, e a partir do período pré-histórico foi transformado em um ossário, como corroboram os restos de mais de sete mil ossadas descobertas ao decorrer das escavações.









Pinturas curvilíneas e espirais em ocre vermelho ainda são visíveis em algumas áreas. Nesse local em 1905, foi encontrada uma pequena estátua denominada “Sleeping Lady”, considerada um dos maiores tesouros de Malta. Entre as curiosidades detectadas, sem dúvida a maior são propriedades acústicas encontradas no interior das suas câmaras. 





Estatua "Sleeping Lady"





Há uma sala central que é conhecida como “A sala do Oráculo” onde qualquer som que seja feito é propagado para todos os compartimentos do complexo na mesma intensidade. Especialistas dizem que foi usada uma espécie de ressonância fractal não-linear. Descobertas recentes indicam que essa ressonância de ondas sonoras, de micro-ondas ou magnéticas pode alterar a matéria de formas inimagináveis. Teorias dizem que ela teria sido usada para escavação, levitação, corte e polimento das rochas. 






Segundo relatos quando se está dentro do Hypogeum é como estar dentro de um grande sino, onde é possível sentir o som vibrar muito além dos ouvidos, dentro de todo o corpo, inclusive nos ossos e na pele. Pesquisadores descobriram que esse som ressoa a 110 Hz dentro da câmara do Oráculo e sugerem que propriedades acústicas com esse som reverberante afetam as emoções humanas. 





Poderia então ter sido projetada intencionalmente de maneira que pudesse afetar a psique das pessoas ou usada como uma poderosa ferramenta mística durante rituais. Portanto é um passado que se revela extremamente avançado, e que guarda consigo instigantes mistérios a serem desvendados neste nosso tempo presente. O que levou este povo a construir tal estrutura, qual sua motivação, por que em subterrâneos? Perguntas que ficam ainda sem respostas e um dos maiores mistérios do mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário