sábado, 1 de junho de 2019

Mistérios do Mundo - Oak Island

Curiosidades
Por Fábio Alves



Quem gosta de mistérios do mundo com certeza já ouviu falar de Oak Island. Seja pela série de sucesso do History Channel ou por pesquisas mais recentes que mapearam quase toda a ilha, o grande mistério que envolve o local de possíveis ocultamentos de tesouros ainda continua. Irei iniciar uma série de artigos sobre os grandes mistérios do mundo e Oak Island esta entre os maiores atualmente.





Oak Island (Ilha de Carvalho) é uma ilha de 57 ha (en torno de 570 mil m2, cerca de 60 campos de futebol) localizada Condado de Lunenburg, na parte sul da Nova Escócia, no Canadá. Muitos acreditam que nessa pequena ilha do Oceano Atlântico está enterrado o tão falado tesouro dos Templários, o mesmo que fez com que o rei francês Filipe, o Belo, destruísse a ordem.





Uma descoberta intrigante

Em 1795, o adolescente Daniel McGinnis perambulava na ilha de Oak Island quando cruzou com uma curiosa depressão circular no solo. Sobre a depressão estava uma árvore e em um de seus galhos havia uma polia de navio. Como já tinha ouvido falar de estórias de piratas naquela região, decidiu voltar para casa e retornar depois para investigar o local. McGinnis e seus amigos John Smith e Anthony Vaughan retornaram ao local e o que descobriram deixaram-nos atônitos. Logo abaixo da superfície havia uma camada de cascalho cobrindo um poço com 3 metros de profundidade onde encontraram uma camada de tábuas de carvalho, comum na Europa. Mais ao fundo, encontraram mais tábuas dificultando a exploração e não podendo continuar sozinhos, decidiram voltar depois com mais recursos. 



Tentativas de escavação

Após 8 anos voltaram com a The Oslow Company, equipe fundada com a meta de escavação. Continuaram descendo até 27 m, encontrando uma camada de cascalho a cada intervalo de 3 m. Mesmo com as camadas, aos 12 m uma camada de carvão foi encontrada. Aos 15 m uma camada de piche, e a 18 m uma camada de fibras de coco. A 27 m escavados, a mais intrigante prova de que alguma coisa estava enterrada ali fora encontrada: uma pedra com inscrições em um alfabeto misterioso. Uma das possíveis traduções seria: "Quarenta pés abaixo, dois milhões estão enterrados." Mas depois de tirar mais uma camada de tábuas de madeira a 27 m de profundidade, água começou a inundar o poço onde encheu até o nível de 10 m no dia seguinte. Ou seja, uma armadilha engenhosa. 


Como bombear não funcionava, no ano seguinte um novo poço foi cavado 30 m mais abaixo onde um túnel passava por cima do já batizado "Poço do Dinheiro". Mas a água inundou também o novo poço escavado, e foi tudo largado por 45 anos. Começava aí um grande mistério pois essa engenhosa armadilha foi descoberta e surpreendeu a todos. Por mais que a água fosse bombeada, o poço era novamente preenchido pelo mar. Descobriu-se então uma pequena parte do intrincado plano dos construtores desconhecidos do poço para manter as pessoas longe de seu conteúdo e supostos tesouros.








Em 1849 uma nova companhia chamada The Truro Company descobriu que os idealizadores do poço criaram um sistema de drenagem espalhado por 44 m de distância da praia. O efeito disso é um sistema de filtragem que mantinha os canais limpos e que esses canais subterrâneos encontravam o "Poço do Dinheiro" numa profundidade de 33 m. Assim para a Truro Company, a resposta agora era simples: bloquear a água que vem da praia e cavar o tesouro. Sua primeira tentativa foi construir uma represa fora da praia e drenar a água para depois desmantelar os canais de drenagem. Infelizmente uma tempestade destruiu a represa antes de estar pronta desfazendo todo o plano.



Em 1893 uma nova companhia, a Treasure Company decidiu que só conseguiriam acessar o poço, selando a água da Smith's Cove, como ficou conhecida, dinamitando o túnel de inundação. Cinco cargas foram ajustadas em buracos perfurados perto do túnel de inundação mas não funcionou: a água jorrou mais forte ainda. Ainda assim inseriram uma sonda para retirar algum material e descobriram um intrigante domo de concreto e tiraram uma pele de carneiro com inscrições que remetem segundo teorias aos manuscritos de Shakespeare, aumentando ainda mais o interesse. Posteriormente foi descoberto um segundo túnel de inundação, que ficou comprovado ser uma armadilha para proteger algo valioso e não queria que ninguém chegasse perto. Entre 1900 e 1936 muitas tentativas foram feitas para obter o tesouro, todas sem sucesso.















Descobertas recentes





Daniel Blankenship, que faleceu recentemente, começou suas buscas em 1965. Ele ultrapassou os 13 m originais encontrando desde pregos, um lavatório, uma tesoura de 300 anos e uma pedra em forma de coração, muito parecida com uma outra encontrada num tesouro pirata no Taiti. 







Mas a maior descoberta foi em 1976, quando a empresa Triton cavou algo que hoje é conhecido como escavação 10-X: Um tubo de metal de 72 m afundado 55 m a nordeste do Poço do Dinheiro. Uma câmera foi colocada nesse tubo descobrindo uma suposta mão decepada flutuando na água e depois algo que pareciam ser 3 baús para tesouros ou ferramentas além de um corpo humano. Mergulhadores iriam averiguar mas as fortes correntes e pouca visibilidade tornou impossível qualquer atividades. Após estas descobertas, houve um colapso nas paredes do buraco e ele nunca mais foi reaberto. 





Em 2 de Janeiro de 2006, após 40 anos de sonhos frustrados, Dan Blankenship e David Tobias decidiram fechar seus negócios e colocaram a ilha à venda, sendo comprada por Marty Lagina e pelo seu irmão Rick Lagina, onde pode ser acompanhada suas explorações atuais na série "A Maldição de Oak Island" pelo History Channel. Pode se dizer hoje que aparentemente templarios franceses estiveram na ilha e teriam enterrado seus valiosos tesouros no local. 




Mas muitas perguntas ficam: Como conseguiram ocultar tão bem esses supostos tesouros com recursos da época com armadilhas extremamente engenhosas? Pois hoje, com nossa tecnologia atual, há uma imensa dificuldade em localizar ou chegar a essa profundidade. Atualmente os irmãos Lagina estão gastando uma pequena fortuna na exploração e ainda sem retorno de um tesouro efetivo. Mas espera-se uma descoberta que entre para os livros de história desvendando mais um mistério do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário