quarta-feira, 24 de maio de 2017

Twin Peaks - O Retorno

Séries Análise
Por Fábio Alves





Twin Peaks estreou na tv americana no começo dos anos 90 sem a dimensão das mídias de hoje em dia que poderiam lhe popularizar mais facilmente. Mas se tornou um fenômeno televisivo sendo considerada até hoje como uma das melhores séries já criadas.

Produzida e escrita por Mark Frost e David Lynch, trouxe para a tv uma narrativa cadenciada e misteriosa em torno de personagens ambíguos mas extremamente cativantes. A história girava em torno do assassinato da estudante Laura Palmer, já encontrada morta nos primeiros minutos do primeiro capítulo e também pela apresentação do protagonista Dale Cooper, interpretado corretamente por Kyle MacLachlan, em que atuava como um agente do FBI excêntrico e perfeccionista.









As paisagens bucólicas e interioranas da série, com uma natureza belíssima que incluíam cachoeiras e uma densa floresta (a vinheta de abertura dos episódios é fantástica e icônica) trazia um clima todo único para a série. Como já citado, a ambiguidade dos personagens era uma das coisas mais marcantes. 









Desde a investigação do misterioso assassinato até relações pessoais duvidosas de seus personagens com seus momentos de "luz e trevas", sempre era surpreendente a cada capítulo. Com muitas tramas paralelas, acredito que não cansava o telespectador da época visto ser uma novidade narrativa. Hoje com uma nova dinâmica para as séries, torna-se bem arrastado alguns arcos.








A primeira temporada teve apenas sete capítulos e a trama seguiu em descobrir o assassino e desmascarar vários segredos dos moradores locais. É surpreendente que quando se inicia o seriado não se espera nada além de uma investigação corriqueira. Mas tudo ganha ares sobrenaturais e até mesmo surreais, quando o agente Cooper descobre sobre uma "entidade/espírito" que vive na floresta e interfere na vida dessa cidade fictícia. E esse arco vai por toda a série, incluindo uma segunda temporada de 22 longos capítulos e com um desfecho surpreendente e inconclusivo. (Ainda teve um filme prequel de 1992: Twin Peaks - Fire walk with me).





Assim espera-se que esse desfecho seja elucidado com a surpreendente retomada de uma nova temporada para 2017, 25 anos depois conforme promessa da personagem Laura Palmer para o agente Cooper em um de seus devaneios. Twin Peaks: O Retorno estreou com grande sucesso agora dia 21 de Maio nos EUA e com ótima notícia para os fãs nacionais: já esta disponível para nós na fabulosa Netflix. Boa parte do elenco principal está de volta, incluindo o ator Kyle MacLachlan e seu criador David Lynch, além da inclusão de novos atores como Laura Dern, David Duchovni, Eddie Vedder (vocal do Pearl Jam), entre outros. 



E que satisfação rever esses atores, desde os principais até os mais secundários, 27 anos depois interpretando os mesmos papeis, alguns com seus cabelos brancos mas ainda perfeitos em seus personagens. Assim os holofotes irão se voltar novamente para aquela misteriosa cidade e seus excêntricos cidadãos. E minha opinião é que vale a pena assistir ao seriado original pela trama nada convencional e com surpresas a cada capítulo. E a nova temporada que promete concluir a trama que ficou pendente, e que os fãs debatem até hoje. Composta de 18 capítulos, o primeiro em duas partes já se encontra disponível na Netflix.



David Lynch - Criador da Série


Nenhum comentário:

Postar um comentário