Por Fábio Alves

Desenvolvido pela Niantic, uma startup do Google, hoje independente, que já tinha lançado anos antes o projeto Ingress também utilizando recursos de realidade aumentada, teve relativo sucesso sendo jogado até hoje. Mas foi com a parceria da Nintendo, que tem parte das ações da The Pokémon Company, que o auge chegou. Mas como medir o tamanho desse sucesso? Aconteceu quando o mundo inteiro começou a falar do game em todas as mídias, pessoas de todas as idades e de diversos países e mesmo aqueles que nem jogam nenhum tipo de jogo mas lembram do animê.
Temos de Pegar !!

Algo tão popular quanto Pokémon começou a pouco mais de 20 anos quando os primeiros jogos foram lançadas para o Gameboy da Nintendo. De lá pra cá foram lançados inúmeros jogos com uma estrutura básica de RPG e aumento de level, com gerenciamento constante de itens e dos pokemons capturados. Com o lançamento do animê no final dos anos 90 sua popularidade explodiu ganhando todas as mídias com seu conceito simples: há um mundo em que existem essas criaturas de diversos tamanhos e características especiais que dominam poderes como eletricidade, água, fogo entre outros talentos. E cabe a um treinador caçar essas criaturas, dominá-las e usá-las para objetivos diversos ou batalhas. E assim se iniciou a aventura.
Olha o Pokémon em cima da mesa !!

O que vem pela frente?

Atualmente há um sistema de rastreamento que avisa quando pokemons estão próximos do jogador. Mas ele esta em aperfeiçoamento devido a falhas iniciais. Isso deverá ser bem implantado pois é de suma importância na localização dos pokemons.
Vai Brasil !!
Uma comoção entre os jogadores brasileiros tomou conta por quase 30 dias quando o jogo não chegava ao Brasil. Por conta de problemas com hackers e aplicativos alheios ao jogo atrasaram a produtora em seu lançamento no Brasil. Finalmente lançado dia 03 de agosto chegou antes das Olimpíadas como especulavam.
O jogo será jogado e ativo por muitos anos mas tenho uma certeza: Não será muito mais complexo do que é hoje para não espantar os jogadores casuais. E aí esta um dilema pois os jogadores mais hardcore querem algo mais complexo a longo prazo. Mas a Niantic irá resistir para manter esse público tão amplo que conquistou. No final o que conta é a diversão e Pokémon Go tem de sobra tanto em sua mecânica mesmo simples quanto na socialização dos jogadores na rua.
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