domingo, 3 de julho de 2016

Game of Thrones - O Começo do Fim (Com spoilers)

Séries Análise
Por Fábio Alves


Game of Thrones se tornou um fenômeno mundial. Uma escalada ao sucesso de forma gradativa assim como ocorre em sua narrativa e modo de contar estórias e relacioná-las. Criada de forma originalíssima por George R. R. Martin em seus livros, a chamada "As Crônicas de Gelo e Fogo" seguiu uma linha narrativa diferente de tudo que já tinha sido visto até então e criou toda uma inovação em uma área literária, a fantasia medieval, fugindo de diversos clichês e vícios pertinentes a essa categoria.
São cinco livros até aqui estando o sexto em fase de lançamento. Mas quero me focar apenas na série de tv fabulosa, produzida pela HBO, tendo como criadores D. B. Weiss e David Benioff e sendo um dos produtores o próprio Martin. São seis temporadas até 2016 e com previsão de mais duas conforme já noticiado pelo canal HBO.



O que quero abordar brevemente é como a série chegou até aqui, seu sucesso, principais personagens que ainda estão na história e previsões para o final da série. Desde a primeira temporada quem não conhecia os livros ou não tinha consciência da sua narrativa e contexto, visto os mesmo serem extremamente complexos e longos, tomou um choque com uma trama cadenciada e friamente executada conforme os fatos se seguiam. O espectador foi jogado em um conflito medieval em que não eram apenas as espadas que se digladiavam. O conflito de interesses e a trama política estava estabelecida entre todos os personagens. Alguns como Ned Stark, o líder da família ou "casa" Stark, como é chamada, tinha expectativas honestas de assumir o trono de ferro quando seu rei morreu de maneiras suspeitas, visto o mesmo ser seu principal aliado.






Sentar-se como rei no trono de ferro significa reinar soberano sobre todos os outros reinos e casas que o cercam. Mas foi sumariamente decapitado com um plano mirabolante que envolviam desde uma rainha ambiciosa, um cafetão ascendente socialmente, e um rei menino extremamente narcisista e violento.





E assim esta armada a grande conspiração que durou seis temporadas até aqui. Supostos herdeiros legítimos e ilegítimos lutaram e morreram pela causa, alguns com razão, outros não, e o que ficou foram arcos de alguns personagens que hoje já julgamos como principais e que levarão a trama até o final. Não irei abordar aqui as subtramas tão ricas em que diversos personagens, por exemplo, mudam de lado de forma tão cuidadosa gerando um resgate emocional e moral deles.



Irei citar dois personagens e a trama sobrenatural que ronda o reino de Westeros. Jon Snow (snow é o apelido dado a todos os filhos bastardos) foi apresentado como filho bastardo de Ned Stark. Aqui estabelece que o rapaz é apenas mais um na trama com seu destino traçado como soldado/patrulheiro numa muralha ao norte do reino. Além de proteger o reino de povos selvagens descobre-se algo muito maior vindo:




um exército de mortos vivos congelados, que tem resistência a quase tudo menos a armas forjadas com fogo de dragão. O chamado aço valeriano. E aí entra nosso segundo personagem: Daenerys Targaryen. Filha descendente de um rei legítimo anterior, seu pai, que foi destronado e morto de forma brutal por ter enlouquecido. Mas sua casa dominou os dragões há muito anos atrás porém os mesmo sumiram. E assim sua trama em que ela cuida dos últimos ovos de dragões daquele reino até os mesmo chocarem, nascerem e se tornarem gigantes são uma das mais coisas mais interessantes e legais da série.




Jon Snow se torna um líder de forma natural ao assumir grandes desafios e supera até a morte para chegar até aqui. Já vingou-se de traidores, assassinos de membros da sua família e recuperou o reino do norte que pertencia a sua casa com ajuda da sua irmã Sansa. Mas não tem ambição de assumir o trono de ferro: quer combater um mau maior que são os walkers, o exército moribundo que marcha até o reino de Westeros. Há uma profecia no reino sobre um cavaleiro que irá salvá-lo de uma grande ameaça. E acredito que seja exatamente Jon Snow.




Assim, resumidamente a trama chega até aqui com uma soma simples: Jon Snow com conhecimentos do exército moribundo e Daenerys com os dragões que podem forjar armas que derrotem os walkers já dá pra deduzir aonde a trama chegará. Já foi confirmado que Jon Snow não é filho de Ned Stark mas seu sobrinho. Seu pai seria um Targaryen o que o legitima a assumir também o trono de ferro.




Restam duas temporadas para o final da série e ela já passou os livros, o que significa que não tem mais o apoio narrativo que tinha causando alguns furos que não existiam e alguns fãs já reclamam. Mas no geral a série chegou ao seu auge, com uma produção impecável e milionária (basta conferir o já famoso nono episódio da sexta temporada “A Batalha dos Bastardos” para se ter uma ideia da dimensão que chegou) e a certeza que novas alianças serão firmadas e também quebradas como de costume.




Assim prevejo dentre os personagens principais que ou Jon ou Daenerys assumirá o trono de ferro. Jon com certeza irá liderar um exército gigantesco contra os mortos vivos e precisará da ajuda dos dragões de Daenerys. Assim forçaria uma aliança para um bem comum de todos além de serem parentes. E caso a produção queira seguir aos desapegos dos livros com seus personagens talvez surja algum personagem desaparecido ou mesmo um novo que assuma de forma surpreendente o reinado. Mas como todos nós fãs já aprendemos: não devemos nos apegar a ninguém. 

Todos estão vulneráveis. E o inverno chegou!! Até a próxima!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário