sábado, 21 de julho de 2018

Os melhores filmes de ação do cinema

Filmes Análise
Por Fábio Alves

A sétima arte sempre nos surpreendeu com grandes filmes de ação, desde os primórdios do cinema e chegando aos dias atuais com a tecnologia avançada. Assim as grandes produções mesmo recentes não dependem apenas de efeitos gerados digitalmente, mas com estruturas físicas e práticas que validam a ação na tela, trazendo autenticidade para determinada cena e que muitas vezes entram para a história do cinema.




Além disso a ação por si só nao se sustenta. É preciso um contexto verossímel para aquela determinada cena funcionar. E um roteiro condizente e justificado para a ação faz toda diferença. Os cinco filmes a seguir trouxeram esse equilibrio exato entre roteiro, tecnologia e praticidade.



Intriga Internacional (1958)




História focada no publicitário Roger Tornhill (Cary Grant) na qual é confundido com um agente secreto. Assim ele acaba mergulhando em uma trama cada vez mais intrincada e onde diversos segredos são revelados ao longo do filme, na qual é acusado de um grave crime e precisa provar sua inocência, descobrindo os verdadeiros criminosos e lutando contra a própria polícia. Um dos grandes filmes de Alfred Hitchcoch trazendo toda sua inteligência para o longa, nos levando a uma eletrizando jornada pela sobrevivência transformando seu personagem no processo.






Bullitt (1968)



O detetive Frank Bullitt (Steve McQueen) é escolhido por um promotor público para proteger Johnny Ross durante um fim de semana pois é testemunha-chave de um importante processo. Mesmo com a proteção de Bullitt, o homem é assassinado por atiradores profissionais. Assim Bullitt inicia uma incessante caçada pelos responsáveis e descobre algo inesperado ao final. O filme iniciou uma nova era do cinema, em que a violência começava a se tornar mais gráfica e menos glamourosa, com personagens mais dúbios. Com fantásticas cenas de perseguição automobilistica, moldou toda uma estética de filmes posteriores.






Duro de Matar (1988)

O detetive John McClane (Bruce Willis) é um policial de Nova York. Em pleno Natal decide ir a Los Angeles visitar a esposa. Ao chegar descobre que um grande assalto está em curso no edifício em que ela trabalha. Improvisadamente decide encarar os criminosos para resgata-la, mas as coisas acabam se tornando muito mais difíceis do que ele poderia imaginar pois não se tratam de bandidos comuns. Mesmo sem preparação se torna um pesadelo para os terroristas. O filme que transformou Bruce Willis em um astro mundial da noite pro dia, até hoje suas cenas são icônicas para o cinema pela criatividade nas cenas de ação e improvisação em situações adversas, com destaque para a atuação de Willis que reage de forma realista e desesperada diante da adversidade que encontra, sendo ora cômico, ora dramático.




Gladiador (2000)



Ao término do reinado de Marcus Aurelius (Richard Harris), desperta a ira e inveja de seu filho Commodus (Joaquin Phoenix) ao tornar pública sua predileção em deixar o trono para o popular general romano Maximus (Russell Crowe). Sedento pelo poder, Commodus mata seu pai, assume o império e ordena a morte de Maximus, que consegue fugir antes de ser capturado, passando a se esconder sob a identidade de um escravo e gladiador do Império Romano. 






Assim prepara sua vingança almejando um dia encarar o novo imperador e arrancá-lo do poder. Um exemplo de filme onde grandes réplicas foram construídas onde o diretor Ridley Scott mandou erguer uma réplica do famoso Coliseu em tamanho natural, em pleno Marrocos, onde boa parte do filme foi rodado. Com a ajuda da computação gráfica recriou fielmente todo o ambiente da época. Com cenas de ação memoráveis e violentas, criou um filme icônico, vencedor do Oscar de melhor filme e ator para Russell Crowe.




Batman - O Cavaleiro das Trevas (2008)




Este é considerado o melhor filme da trilogia sobre o Batman (Christian Bale) dirigido por Christopher Nolan e principalmente por trazer o embate do Homem Morcego com o seu principal arquiinimigo, o Coringa. Indicado a 8 Oscars, foi vencedor de duas estatuetas, entre elas a de Melhor Ator Coadjuvante para Heath Ledger (que interpretou de forma impressionante o Coringa) que faleceu após às filmagens. 







Considerado um dos melhores filmes de super herói já produzidos, traz um roteiro surpreendente e condizente com a ação, e novamente é um mistura perfeita de maquetes realistas com computação gráfica. Destaque para a cena de perseguição ao Coringa armado com uma bazuca a bordo de um caminhão.





O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final (1992)




Dirigido por James Cameron, diretor também do primeiro filme de 1984, O Exterminador do Futuro, (um clássico da ficção e ação que revolucionou um gênero) sua sequência é melhor em todos os aspectos. O Exterminador do Futuro 2 talves seja a melhor continuação da história do cinema se considerarmos as inúmeras evoluções em relação ao primeiro filme. Aqui Arnold Schwarzenegger (T-800) tem seu papel mais famoso e surpreendentemente inverte o papel de vilão que fazia no primeiro filme. 






O androide assassino agora é o herói, vindo do futuro para proteger John Connor, vindouro lider da resistência humana no futuro em que as máquinas tomaram o poder na terra. Linda Hamilton volta reprisando seu papel de Sarah Connor, mas tambem renovada em uma mulher forte e determinada a evitar o colapso tecnológico e proteger seu filho, se tornando uma das maiores heroínas do cinema.

As cenas de ação estão entre as mais impactantes já filmadas, iniciando a grande era da computação gráfica moderna no cinema como o impressionante androide de metal líquido T-1000. A trama sci-fi é muito bem desenvolvida não deixando brechas no roteiro, com uma trilha sonora marcante e um exemplo de perfeição em todos os quesitos. Acredito que pode ser considerado o melhor filme de ação de todos os tempos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário