sábado, 25 de março de 2017

Novos processadores AMD Ryzen X Intel

Tech Notícias
Por Fábio Alves



Os novos processadores Ryzen da AMD tomaram de surpresa o mercado de tecnologia nos últimos dias. Trazendo uma ótima performance e baixo consumo de energia, foi uma grande surpresa pelo seus primeiros benchmark por estarem par a par com os famosos processadores de alto desempenho da Intel que domina o mercado. Assim irei dar uma passada pelos processadores já lançados e trazer uma prévia dos próximos que montarão a família de processadores Ryzen da AMD.



  
Lisa Su da AMD

“É o maior salto tecnológico em CPUs dos últimos anos” disse a CEO Lisa Su da companhia AMD ao apresentar os modelos Ryzen. A idéia da empresa é adentrar no mercado de alto desempenho em processamento pois sempre foram relacionados em seus produtos pelo seu custo benefício mas não serem tops em processamento. Assim essa linha veio para atender essa demanda que já é bem atendida pelas suas ótimas GPUS Radeon.

 




A AMD revelou que as novas CPUs Ryzen tem processo de fabricação FinFET de 14 nanômetros, com até 40% mais desempenho e cinco vezes mais largura de banda que a geração anterior. Seus modelos top de linha são os Ryzen R7 que se dividem 3 tipos:

AMD Ryzen R7 1800X

Núcleos: 8
Threads: 16
Clock Base: 3,6 GHz
Clock Boost: 4,0 GHz
TDP: 95 watts
Multiplicador: destravado
CPU similar a: Intel Core I7-6900K


AMD Ryzen R7 1700X

Núcleos: 8
Threads: 16
Clock Base: 3,0 a 3,6 GHz
Clock Boost: 3,7 GHz
TDP: 95 watts
Multiplicador: destravado
CPU similar a: Intel Core I7-7700K


AMD Ryzen R7 1700

Núcleos: 8
Threads: 16
Clock Base: 3,0 a 3,6 GHz
Clock Boost: 3,7 GHz
TDP: 65 watts
Multiplicador: destravado
CPU similar a: Intel Core I7-7700K



Em 11 de abril será lançado a Linha Ryzen R5 e no segundo semestre de 2017 as Ryzen R3, que irão competir diretamente com os Intel I5 e I3 respectivamente. Esses processadores mid-range são baseados na arquitetura Zen, sendo que Ryzen R5 terão configurações de 6 cores, com 12 threads e os R3 virão com 4 cores com 8 threads. Tudo isso necessita de uma nova placa mãe AM4 que irá suportar futuramente os famosos APUS da companhia.





Os testes iniciais mostram que os Ryzen R7 estam equivalentes em performance aos tops Intel I7 com pequena margem de diferença. Mas a boa notícia para o mercado é a competitividade e concorrência aberta que é sempre bem vinda pela queda nos preços e melhora na qualidade dos produtos. Assim a competição com a Intel, que domina o mercado, será muito interessante para o consumidor final daqui pra frente. Os preços praticados pelas lojas licenciadas ainda estão um pouco altos mas tendem a cair com mais alguns meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário