terça-feira, 15 de novembro de 2016

Mafia II - Análise da Trilogia (Parte 2)

Games Análise
Por Fábio Alves

Mafia II (2010)



Oito anos após o lançamento do Mafia original o estúdio 2K Czeck montou uma nova equipe com ex integrantes da Illusion Software para dar vida a Mafia II. Pelo tempo de espera criou-se uma grande expectativa pelo lançamento exatamente por usar recursos de uma nova geração na época e se passar anos depois da história original, entre 1940 e 1950. 






Sistema de cobertura
Lançado para Playstation 3, Xbox 360 e PCs em agosto de 2010, trouxe grandes evoluções principalmente em gráficos e jogabilidade (trazendo um sistema de cobertura), com uma grande e detalhada cidade chamada Empire Bay e trazendo um novo protagonista. A história, mesmo estando abaixo do jogo original, era competente e com um bom background, se passando num pós guerra na qual regressava Vito Scalleta aos EUA após prestar serviço militar na Itália na segunda guerra, ao qual substituiu penas por crimes cometidos nos EUA.






Trazendo temas como família, vingança, depressão econômica e ascensão ao crime organizado, a 2K tomou um caminho interessante ao não enaltecer ou glorificar o ambiente mafioso. É tudo ação e consequência, fugindo de diversos clichês como luxos característicos dos mafiosos ou mesmo julgando as ações do protagonista.






Joe Barbaro e Vito Scalleta




Vito, ao lado de seu amigo Joe Barbaro, inicia uma campanha de ascensão subindo todos os degraus da máfia com diversas reviravoltas e também com um final intrigante, assim como o primeiro jogo. 










O jogo teve algumas criticas pontuais na época, como ausência de missões paralelas para prolongar o tempo de jogo, não sendo possível explorar a imensa cidade construída e havia um excesso de mini dlc's pagas como novos trajes, na qual poderiam ser gratuitas. Posteriormente foi lançado duas expansões conhecidas como Joe's Adventures e Jimmy's Vendetta aumentando assim o tempo de gameplay mas adicionando pouco a trama original. 




A lá Scarface !



Mafia II foi um jogo muito competente e divertido para época, apesar de suas limitações na história e ausência de missões paralelas que tanto acrescentam aos jogos de mundo aberto. Na parte 3 fecharei essa análise com o recém lançado Mafia III. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário