segunda-feira, 2 de maio de 2016

Star Wars Battlefront

Games Análise
Por Fábio Alves

Star Wars Battlefront foi lançado pela Electronic Arts em novembro de 2015 para PC, Playstation 4 e Xbox One usando o motor gráfico Frostbite 3 (o mesmo usado para Battlefield 4) mas atualizado e personalizado. Sendo um jogo de tiro tanto em primeira pessoa quanto em terceira pessoa, é o terceiro de uma série que foi lançada em 2004 e 2005 respectivamente. Baseado na série de filmes Star Wars (trilogia clássica), ele veio não como uma sequencia mas sim como um reinício da série de jogos. Por isso não há nem um terceiro no título. 


As batalhas são apresentadas em locais conhecidos dos fãs da franquia como Endor, Tatooine, Hoth, Sullust e no recente Jakku. Os jogadores podem escolher um soldado rebelde ou stormtrooper, além de modos em que pode controlar personagens clássicos e conhecidos como Darth Vader, Luke Skywalker, etc. 


Há diversos modos de jogo tanto offline quanto online. Porém em offline não existe campanha, algo criticado até hoje, sendo possível jogar apenas missões em modo cooperativo ou com a ajuda da inteligencia artificial controlando parceiros. Há também um modo ecrã dividido para 2 jogadores apenas nos consoles.


No multiplayer online há suporte para até 40 jogadores e estava disponível 12 mapas no lançamento, como Survival, Missions (4 jogadores cooperativo), Walker Assault (40 jogadores), Fighter Squadron (20 jogadores), Hero Hunt (8 jogadores), entre outros. Em paralelo ao jogo foi lançado um app para Android e IOS, Battlefront Companion, permitindo aos usuários ligarem-se aos amigos, receber notificações, consultar estatísticas e progressos, etc.


Fazendo um paralelo ao novo filme de Star Wars, The Force Awakens, foi lançado 2 mapas multiplayers chamado Battle of Jakku, em que os jogadores vivenciam os eventos após a vitória dos rebeldes na batalha de Endor ocorrido em Episódio VI, O Retorno de Jedi.


O jogo obteve média 7 nas reviews mundiais especializadas no lançamento. Muitas das críticas ao jogo se deve ao desperdício criativo de não haver um modo campanha, tornando-se enjoativo com o tempo. Pela história conhecidíssima da franquia seria de fácil adaptação visto abordarem a trilogia clássica. Mas os modos disponíveis são extremamente divertidos onde podem ser usados veículos e naves clássicas da série reproduzindo passagens famosas como a batalha contra os Walkers no planeta gelado de Hoth.

O gráficos estão deslumbrantes, os melhores produzidos até hoje, com efeitos de luz e sombra quase foto realistas e com física/ambientação perfeitas da franquia Star Wars, criando uma imersão como se estivéssemos dentro dos filmes. O som também segue o mesmo padrão competente, com ótimos efeitos característicos, principalmente com os lasers e sabres de luz, alem da trilha sonora conhecida e presente nos momentos exatos da ação.


Assim o jogo é recomendado para os fãs da franquia mesmo sem ter um modo campanha. O modos disponíveis são extremamente divertidos e imersivos, recriando cenários clássicos e amados pelos fãs, principalmente por poder controlar personagens icônicos. Há suporte a longo prazo confirmado pela EA com as Seasons Pass anuais e DLC's, já tendo lançado em abril de 2016 a primeira conhecida como Outer Rim.


Nada melhor do que ver numa arena Darth Vader e Luke Skywalker se digladiando na sua frente!
Até mais !


Nenhum comentário:

Postar um comentário